Em setembro, o Brasil exportou um recorde de 4,46 milhões de sacas de café, um aumento de 33,3% em relação ao mesmo mês de 2023, segundo o Cecafé. A receita gerada foi de US$ 1,194 bilhão, uma alta de 84,5% no período e também recorde para o mês.
No acumulado de 2024, o Brasil vendeu ao exterior 36,4 milhões de sacas de café, um crescimento de 38,7% em comparação ao mesmo período de 2023, com receita de US$ 8,451 bilhões.
Apesar dos recordes, problemas logísticos afetaram as exportações, segundo o Cecafé. Faltam estrutura e espaço nos portos brasileiros e há alta demanda por contêineres, especialmente para produtos como café, açúcar e algodão.
“Infelizmente, não tivemos alteração no cenário logístico e seguimos nos deparando com grandes e constantes atrasos de navios para exportação, abertura de gates com tempo limitado, pátios de portos abarrotados e cargas que chegam do campo e não conseguem ser despachadas, gerando elevados custos extras aos exportadores”, explica Márcio Ferreira, presidente do Cecafé.
*Com informações de CNN