As vendas no varejo brasileiro caíram 1% em junho em comparação a maio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi divulgado na quarta-feira (14).
No primeiro semestre, o varejo registrou um crescimento acumulado de 5,2% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, esse percentual ficou abaixo da alta acumulada até maio, que foi de 5,5%.
O mercado esperava uma queda mensal de apenas 0,20% e um avanço anual de 5,50%, segundo uma pesquisa da Reuters. O resultado abaixo do esperado foi impulsionado principalmente pela queda de 2,1% no segmento de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
Outros setores também tiveram queda no desempenho de maio para junho. Artigos de uso pessoal e doméstico recuaram 1,8%, tecidos, vestuário e calçados caíram 0,9%, e livros, jornais, revistas e papelaria registraram uma redução de 0,3%.
Por outro lado, alguns setores apresentaram crescimento. As vendas de combustíveis e lubrificantes subiram 0,6%. Equipamentos de escritório, informática e comunicação cresceram 1,2%. O setor de artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria avançou 1,8%, enquanto móveis e eletrodomésticos tiveram alta de 2,6%.
O resultado demonstra a variação no desempenho dos diferentes segmentos do varejo, com setores como supermercados sofrendo quedas significativas, enquanto outros, como móveis e eletrodomésticos, registraram bons resultados.